+55 61 3203-4541
·
secretaria@qvqr.adv.br
·
Seg - Sex 09:00-18:00
Informações de Contato

Evitar repasse a candidatos inelegíveis é um dos grandes desafios de 2022

Justiça Eleitoral precisará de celeridade para que Fundo Eleitoral não financie candidaturas que já nascem mortas

Evitar o repasse de recursos públicos e doações de campanha eleitorais a candidatos inelegíveis. Esse é um dos principais desafios das Eleições de 2022, segundo e o especialista em Direito Eleitoral, advogado Rodrigo Queiroga.

Segundo ele, se a Justiça Eleitoral não agir rápido, o prejuízo poderá ser grande para a sociedade, já que existem muitos candidatos que não preenchem os requisitos para disputar o pleito de outubro de 2022, mas seguem arrecadando.

“É importante a célere atuação da Justiça Eleitoral na suspensão do repasse do dinheiro do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário às candidaturas natimortas, evitando-se assim a divulgação de candidaturas desta natureza”, explica Queiroga.

Repasse a candidatos inelegíveis e Fake News

Segundo ele, são candidaturas natimortas aquelas que os candidatos não possuam condições de elegibilidade ou que tenha contra si causas de inelegibilidade.

Pela lei, eles não podem concorrer, não têm condições de receber recursos públicos e nem podem fazer, por exemplo, vaquinhas eletrônicas para receber doação.

A divulgação dessas candidaturas, para o especialista, já é uma difusão de fake news e precisa ser combatida. “O combate às fake news é um dever de toda a sociedade, necessário à integração e atuação efetiva de todos os Poderes para reduzir a sua disseminação”, completa.

Segundo ele, embora combater as notícias falsas seja difícil e desafiador, a expectativa é que todos se unam e se tenha um resultado positivo. “O acompanhamento e controle dos conteúdos das propagandas no período da disputa eleitoral será intenso e constante pelos partidos, candidatos, Ministério Público e pela própria Justiça Eleitoral”, acredita o especialista.

E Rodrigo Queiroga faz um alerta aos candidatos: as consequências da divulgação de notícias falsas são graves e incluem, inclusive, cassação de mandato.

Direito Eleitoral

Rodrigo Queiroga é membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e tem atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2001. É especialista em Direito Eleitoral pela AVM Faculdade Integrada e mestre em Direito Constitucional pelo Instituto de Direito Público de Brasília (IDP).

Este ano, ele lançou a 2ª edição do livro “Ação de Impugnação de Registro de Candidatura”, em coautoria com a advogada Camilla Ramos. A publicação tem como base os precedentes e as resoluções do TSE para prover a teoria e as informações práticas necessárias à confecção de petições iniciais da ação.

“Minha ideia é ajudar profissionais e estudantes de uma forma completa. O livro apresenta a visão doutrinária e jurisprudencial dos principais institutos pertinentes, além de quadros explicativos, dicas e modelos de peças processuais”, ressalta Rodrigo Queiroga. O acesso ao livro é gratuito, por meio  do site www.rodrigoqueiroga.com.br.

Deixar um Comentário

Ultimas Notícias

Palavra de policial base para condenação
Palavra de policial não deve ser a única base para condenação, defende ministro do STJ
5 de setembro de 2022
Advogado e professor Carlos Vieira representa o QVQR Advocacia no IX Fórum Jurídico de Lisboa
29 de novembro de 2021
Pelo segundo ano consecutivo, QVQR Advocacia é o escritório mais admirado do DF na categoria Full Service
22 de novembro de 2021

Últimos Artigos

Breves considerações sobre o relatório final da CPI da Covid-19
6 de novembro de 2021
Projeto de Lei Nº 1.179/2020
16 de abril de 2020
Medidas complementares para o enfrentamento da crise oriunda do Coronavírus (COVID-19) no âmbito dos Direitos Trabalhistas (MP nº 936/2020)
9 de abril de 2020

Ultimas Informações

QVQR Advocacia fica em primeiro lugar na categoria full service dentre os escritórios de advocacia do DF e em quinto lugar na avaliação Setor Econômico Financeiro dentre os escritórios de advocacia do Brasil, de acordo com a pesquisa Análise Advocacia 2020
23 de novembro de 2020
Advogado Alexandre Queiroz debate Investigação Defensiva em webinár que será realizado nesta quarta-feira
15 de setembro de 2020
Advogado Carlos Vieira concede entrevista exclusiva para a Revista Nordeste
14 de agosto de 2020

Sobre a QVQR

Nossa equipe conta com corpo multidisciplinar e qualificada de advogados e estagiários.

Tel : +55 61 3203.4541

secretaria@qvqr.adv.br Seg – Sex 08:00-18:00

Download da Apresentação

Apresentação Online