+55 61 3203-4541
·
administrativo2@qvqr.adv.br
·
Seg - Sex 09:00-18:00
Informações de Contato

Profissionais da saúde estão expostos a alto risco de responsabilidade civil

Fato é que, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, todas as ações e omissões são passíveis de responsabilização judicial, independente de culpa, além de gerar o dever de indenizar (art. 927 e seguintes, CC).

Além disso, todas as atividades profissionais por sua natureza possuem maior ou menor potencialidade de riscos de dano inerentes à atividade. 

No caso de profissionais da saúde, por estar ligado diretamente ao bem estar do paciente, sequelas permanentes e até perigo de vida, considera-se grande potencial de risco.

De toda forma, em relação às condutas de profissionais, independente da área, o Código de Defesa do consumidor adota a teoria do risco, mas permite como exceção, quando o ato for praticado por profissionais liberais (art. 14, §4, CDC).

Nesse sentido, tendo em vista a teoria objetiva baseada no risco, e não no dano, deve-se analisar caso a caso, a fim de verificar o nexo de causalidade entre as ações, omissões ou negligências com o evento danoso.

Por vezes, o profissional executou corretamente todos os procedimentos para alcançar um resultado de sucesso, mas por razões alheias à sua vontade, alcançou resultado diverso.

Ou ainda, em caso de erro profissional, pode haver a possibilidade de ter sido justificável, pela conduta do homem médio. De acordo com essa teoria, qualquer pessoa em seu lugar, teria incorrido na mesma conduta. 

Também existe a possibilidade de os insumos utilizados no procedimento médico guarneçam defeitos que podem prejudicar o sucesso da operação.

De todo modo, deve-se analisar caso a caso, a fim de analisar a conduta do profissional e o vínculo com o evento danoso. Além de fatores externos que podem ter prejudicado o desenlace do trabalho.

Conteúdo elaborado pela advogada trabalhista Kamylla Mendes em parceria com sócio nominal Rodrigo Queiroga de Sá.

Posts Relacionados

Deixar um Comentário

Ultimas Notícias

Lei dos planos de saúde celebra 26 anos de avanços e proteção aos beneficiários
29 de maio de 2024
Advogadas do QVQR marcam presença no fórum ABDIB 2024
24 de maio de 2024
QVQR Advocacia é o escritório mais admirado do Distrito Federal, na categoria full service, pelo terceiro ano consecutivo
17 de maio de 2024

Últimos Artigos

Superior Tribunal de Justiça decide que delatado tem direito de acesso à íntegra do acordo de colaboração premiada
14 de junho de 2024
Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal determina suspensão de ação penal em razão de medidas cautelares deferidas por juízo incompetente
30 de maio de 2024
Superior Tribunal de Justiça decide que buscas domiciliares baseadas unicamente na afirmação policial sem consentimento são ilegais
21 de maio de 2024

Ultimas Informações

QVQR Advocacia fica em primeiro lugar na categoria full service dentre os escritórios de advocacia do DF e em quinto lugar na avaliação Setor Econômico Financeiro dentre os escritórios de advocacia do Brasil, de acordo com a pesquisa Análise Advocacia 2020
23 de novembro de 2020
Advogado Alexandre Queiroz debate Investigação Defensiva em webinár que será realizado nesta quarta-feira
15 de setembro de 2020
Advogado Carlos Vieira concede entrevista exclusiva para a Revista Nordeste
14 de agosto de 2020

Sobre a QVQR

Nossa equipe conta com corpo multidisciplinar e qualificada de advogados e estagiários.

Tel : +55 61 3203.4541

secretaria@qvqr.adv.br Seg – Sex 08:00-18:00

Download da Apresentação

Apresentação Online